SLOT CLUBE DE MATOSINHOS

SLOT CLUBE DE MATOSINHOS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

III Endurance SLOT IT Portugal - 1ª Prova

Crónica de Francisco Bianchi de Aguiar

Decorreu dia 11 nas instalações do Slot Clube do Porto a primeira prova da III Endurance SLOT IT Portugal.

A equipa do SCM fez-se representar com duas equipas: A SCM 1 com Hugo Machado, Lelo Ribeiro e Francisco Bianchi e a SCM 2 com Jorge Regedor, Fernando Paiva e Pedro Figueiredo.

 Em relação à época transacta o regulamento conheceu duas novidades. Os pneus utilizados deixaram e ser os P6 da Slot It e o motor passou a ser a referência de Scaleauto SC 0008B.

Se a menor capacidade magnética do novo motor não causou problemas aos participantes, a opção por estes pneus revelou-se desastrosa. Apesar de estarem referenciados como 20mm, e terem até uma boa aderência, na realidade não chegam a 19 mm.

Assim, a cremalheira Slot It (a utilizada habitualmente) tocava na pista desde o primeira utilização comprometendo o desempenho do conjunto.

Com o trabalho de casa bem feito, a equipa GT Team experimentou as cremalheiras da Scaleauto que por terem um diâmetro menor  (16, 75) quase não tocavam na pista e tendo com isso uma grande vantagem. Ao serem com a outra equipa de Braga as únicas a não usarem as Slot It rapidamente em pista confirmaram esta situação. Seguramente a Slot It não vendará mais uma cremalhera para este campeonato.

Corona 28d eje de 3/32". diam. 16.75mm
A acrescentar ao problema já descrito a degradação dos pneus foi excessiva para uma prova com estas características. Os pneus tinham de ser limpos com frequência e ao serem-no com benzina, veio agravar ainda mais o desempenho dos conjuntos com um desagradável barulho das cremalheiras a raspar na pista e com os carros a não conseguirem andar e travar. A maioria das equipas teve de montar um segundo conjunto durante a prova. Mau de mais, a lembrar outros eventos.


Desportivamente venceu a equipa GT Team, que a acrescentar a vantagem já descrita teve um desempenho sem falhas estando por tudo isso de parabéns.
Em segundo ficou a  equipa da Trofa e no 3º lugar  a 1ª equipa do nosso clube, numa prova em ficou a ideia que podiamos ter feito melhor se tivessemos descoberto atempadamente o problema das cremalheiras. A equipa do SCP ficou logo a seguir com menos três voltas, o que significa que vencemos a corrida a nível doméstico.
Foto cedida por António Claro
Destaque para o grande desempenho de Lelo Ribeiro, e para a maturidade revelada por Hugo Machado. Para além de ter sido um chefe de equipa e mecânico exemplar, não hesitou em abdicar de turnos de condução para que o resultado final fosse este, ao poder assim efectuar um trabalho de boxe perfeito. Na pista também teria sido.

A segunda equipa do SCM formado por Jorge Regedor, Fernando Paiva e Pedro Figueiredo ficaram em 8º lugar, numa prova plena de dificuldades com os pneus.
De registar a proximidade das equipas com um pequeno numeros de voltas entre o 3º e 6 lugares, o que revela bem a emotividade sentida nesta tarde de sábado.

A proxima prova será dentro de duas semanas na pista do Slot Clube de Braga
 
1º - GT team ART - 679
2º - SlotCar Trofa - 675
3º - Slot Clube de Matosinhos - 663
4º - Slot Clube do Porto - 660
5º - CS Braga - 658
6º - Absolute Beginners - 655
7º - CAT Racing - 629
8º - Slot Clube de Matosinhos 2 - 612
9º - Slotspot - 597
10º - Gentleman Drivers - 595

1 comentário:

  1. Uma grande jornada para o Slot. Grande reunião de Amigos, competição a rodos, prova disputada com um único senão, a qualidade dos pneus. Esperemos que em Braga a situação já esteja resolvida.

    Parabéns a vencedores e vencidos. A prova acabou por ser muito disputada mas com um ritmo muito baixo.

    ResponderEliminar